Cadastre-se e receba nossas novidades e acesso gratuito a cursos on-line:

Descrição

Curso COMPLETO de produção de alimentos, recursos hídricos, sistemas econômico-sociais, energias renováveis, ‪‎internet‬ e ‪‎telefonia‬ rural, permacultura, ‪#‎bioconstrução‬. Aplicação rural, urbana e ‪empresarial‬!

Esta vivência incrível de dez dias certamente mudará sua vida! Aprenda os conceitos da Permacultura na prática!

O que é Permacultura?

Criada na Austrália no final da década de 70, a Permacultura foi elaborada pelo cientista Bill Mollison em parceria com David Holgrencomo resultado da criação e desenvolvimento de pequenos sistemas produtivos organicamente integrados. A Permacultura associa práticas ancestrais às descobertas da ciência moderna a partir da elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade e a estabilidade dos ecossistemas naturais.

O projeto permacultural resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades, de forma sustentável. A palavra Permacultura ainda não existe nos dicionários brasileiros. Como campo de trabalho, a Permacultura é uma carreira transdiciplinar reconhecida internacionalmente em várias instituições de ensino superior, embora não seja reconhecida como profissão no Brasil.

Facilitadores: Nilson Dias e Tomaz Lotufo

Ementa:

Introdução à Permacultura : Ética, Princípios, Conceitos, Padrões, Elementos, Fluxos, Setorização, Zoneamentos, Metodologias de Design,  Leitura da paisagem, leitura de mapas, construção de mapa de informações.

Produção de Alimentos: soberania alimentar, pomares irrigados, viveiro de mudas, enxertia, hortas, jardins comestíveis, agrofloresta, espiral de ervas, galinheiro móvel, compostagem de resíduos orgânicos, minhocários, Bokashi

Recursos hídricos: sistemas de Saneamento Ecológicos, aproveitamento de água de chuva, circulo de bananeiras, bacia de evapotranspiração, biodigestores.

Sistemas Sociais: ecovilas e Comunidades Intencionais (Dimensão Social, Dimensão Ambiental e Dimensão Econômica), histórico do movimento das Ecovilas, Negócios Verdes, Investimento Ético.

Energias renováveis: micro-hidroelétricas, células fotovoltáicas, painéis solares,  energia eólica, cozinha solar, iluminação com LEDs, aquecimento de água e ambientes

Bio-construção: pau a pique, taipa de pilão, cob, adobe, superadobe, ferrocimento, banheiro seco, telhado verde.

Permacultura Urbana: práticas ecológicas, hortas verticais, compostagem de cozinha, uso eficiente da energia

Os alunos se reunirão em grupos para desenvolver um projeto de conclusão do curso, que será apresentado no último dia.

A alimentação durante o curso oferecerá opções crudívoras, frugívoras, e veganas. Um grande  diferencial é que mais de 80% dos alimentos servidos durante os 10 dias de curso são orgânicos e oriundos da agricultura familiar.


Rotina diária

06:30 Despertar

07:00 Prática Matinal* / Meditação / Tai Chi Chuan/ Yoga

08:00 Desjejum

08:30 Aula Teórica/Prática

12:30 Almoço Vegetariano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche

17:00 Revisão do Dia

18:00 Horário Livre

19:00 Jantar

20:00 Confraternização / Filmes

22:00 Recolhimento e Apagar das Luzes

(*) Pratica Matinal – Oferecemos no Instituto práticas como Yoga (com Kátia Erbiste ou Nilson Dias), Tai Chi Chuan (com Gracinha ou Ricardo Maravilha) entre outras técnicas com o foco na qualidade de vida, como Kun Nyê, visando autoconhecimento, paz e harmonização pessoal e grupal. A prática ocorre antes do desjejum. Esta atividade tem início no horário marcado, às 07:00, pedimos que quem desejar praticar, que siga o horário do despertar com o toque de um sino 6:30, para se juntar ao grupo. Quem desejar descansar, pedimos reservar um período de silêncio até o desjejum, cerca de 8 horas da manhã, auxiliando no relaxamento e meditação dos participantes.


Galeria de fotos

PDC — Curso de Design em Permacultura

Inscrições


Comentários


Entre em contato