Cadastre-se e receba nossas novidades e acesso gratuito a cursos on-line:

Descrição

Como participante : você participa de todas as palestras e dinâmicas, estará hospedado no Instituto Pindorama de sexta a partir das 20h até domingo às 17h, incluindo as refeições e hospedagem. O trabalho inicia-se com uma palestra na sexta à noite para introduzir o assunto. Já nesse dia, você receberá terapia externa para uma boa chegada e um bom sono. Além do workshop e das constelações, o participante receberá, ao levantar, fricção de alecrim; Depois do almoço, compressa de camomila no fígado e, ao deitar, o deslizamento rítmico nas costas. Valor R$ 450,00 (inclui hospedagem, alimentação e o workshop).

 

Para participar do workshop e constelar : além de participar de todo o processo, aqueles que desejarem “constelar” sua questão poderão se inscrever nas Constelações que acontecerão nas tardes de sábado e do domingo . Para tanto, acrescenta-se o valor de R$ 200,00 e você receberá ainda um deslizamento com óleos essenciais, após o trabalho. Temos apenas 8 vagas. Para ocupar estas vagas, entre em contato com: contato@pindorama.org.br

 

 

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

 

 

Existe algo apertando seu coração? Alguma situação relacional que você gostaria de ver em lugar melhor ? Algum sentimento que pede alívio?

 

 

O método de constelações sistêmicas foi descoberto e desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger originariamente como uma técnica de terapia familiar, denominada de Constelações Familiares.

 

Trata-se de uma terapia breve, onde a questão é tratada em um único encontro entre o cliente e o terapeuta. O procedimento básico é o seguinte: utilizam-se pessoas externas ao sistema do cliente para representar os membros de sua família e, quando a pessoa é colocada no lugar de algum familiar do cliente, começa a manifestar sensações e pensamentos da pessoa que está sendo representada.

 

O representante, sem perder a própria consciência, se sente e se comporta exatamente como a pessoa que ele está representando, mesmo que não a conheça, chegando a experimentar, inclusive, seus sintomas físicos, emocionais e psíquicos. Podem-se utilizar representantes para familiares vivos e para antepassados já falecidos, que durante a constelação podem indicar claramente a origem da questão, trazendo à luz as dinâmicas ocultas que atuam naquela família e indicando o movimento necessário para a cura.

 

É um fenômeno da natureza humana e a força que faz com que isso aconteça e aponta o caminho para a solução – por meio da inclusão de alguém que tenha sido excluído, da união do que tenha sido separado e do respeito a alguma outra ordem que fora violada.

 

O terapeuta/facilitador e as demais pessoas presentes se expõem a esse fenômeno e, sem qualquer julgamento, observam a realidade que se mostra e a solução que o próprio sistema apresenta, através da constelação. Por isso, o método de constelações sistêmicas é classificada como uma terapia sistêmica fenomenológica.

 

A partir disso, vêm à tona dinâmicas que estavam ocultas naquela família, conflitos e traumas que envolveram antepassados e que projetam seus efeitos ao longo das gerações seguintes, causando os efeitos atualmente sentidos pelo cliente – problemas em relacionamentos afetivos, conflitos familiares, bloqueios comportamentais, etc.

 

 

 


Rotina diária

Manhãs:

Conversas e dinâmicas sobre as Leis Biográficas

Imagem do Panorama Biográfico segundo a visão da Antroposofia de Rudolf Steiner 

Dinâmicas de autoconhecimento: reconhecendo em mim.

 

 

Tardes:

Roda de Constelação Familiar 

 

 

A metodologia participativa e processual proporciona um caminho de auto consciência e reflexão, através de palestras, atividades artísticas, dinâmicas de grupo, atividades individuais e em grupo, conversas e trocas em pequenos grupos, além do contato com  perguntas facilitadoras da observação da história de vida.

 

 

 

20/05 Primeiro  dia : A biografia vista em  três principais fases. 

Temas: A fase pedagógica, a fase andragogia e a fase madura da vida . Receber, trocar e doar. O vir a ser, o lutar e o tornar-se sábio. Querer, Sentir e Pensar, três qualidades psíquicas e seu desenvolvimento ao longo da biografia. Os aspectos  físicos, anímicos e espirituais. As crises de desenvolvimento. O ponto zero da vida e o encontro com as limitações, os limiares dos 21 e 42 anos .

 

 

21/05 Segundo dia : A biografia vista em  períodos de sete anos.

 

 

Temas: Os ciclos de sete anos. Do nascimento aos 7 anos, fase de individuação do sistema neuro-sensorial , a influência do ambiente, da vivência da unidade à primeira consciencia do eu . Dos 7 aos 14 anos , a individuação do sistema rítmico, o tônus muscular e o gesto, memória muscular , valores e hábitos introjetados . Dos 14 aos 21 anos, a individuação do sistema metabólico-motor, o surgimento da capacidade da abstração e reflexão, a vivência dos ideais e a atuação das forças hormonais, a afirmação da personalidade no confronto com o mundo.

 

 


Galeria de fotos

Constelação Familiar Biográfica

Inscrições


Comentários


Entre em contato