Cadastre-se e receba nossas novidades e acesso gratuito a cursos on-line:

Descrição

Todos os nossos cursos incluem alimentação e hospedagem

Venha percorrer conosco o circuito de um conhecimento que floresce numa riqueza de cores e sabores proporcionando saúde e vitalidade. Aprenda na prática os segredos do plantio, manejo e preparação de deliciosos pratos vegetarianos e sem glúten.

O curso “Da Horta a Mesa” objetiva integrar uma convivência com a terra e a gastronomia vegetariana, envolvendo os participantes no cuidado com a sua saúde através do cuidado com as plantas e com o preparo dos alimentos.

A proposta é fazer pratos criativos e saborosos com a biodiversidade da horta e de alimentos provenientes dos produtores locais. Serão elaboradas receitas que abrangem entradas, pratos principais, saladas, pães, bolos e tortas sem glúten além de sopas e molhos.

Esse curso é dedicado a todos que buscam uma alimentação saudável com produtos de origem conhecida e que contribuam para a conservação ambiental. O alimento é o mediador entre o nosso mundo interno e externo.

A horta é um convite para um contato direto com o alimento, sem intermediários.
O empenho e cuidado com a sua horta podem trazer muita vitalidade para as mudas incentivando o seu nível nutricional e energético.

O primeiro passo para se ter uma alimentação benéfica é ter alimentos saudáveis, e para isso é preciso equilibrar o ambiente e dedicar-se na escolha das sementes. A semente contém toda a informação básica da vida e o ambiente é quem cuida dela!

Através do contato sensorial com os sabores, perfumes, cores e formas os participantes poderão se inspirar na produção de receitas com sabores intuitivos.

Um convite a um final de semana de dedicação com a terra, os alimentos e o nosso bem-estar!

Malu Paes Leme, chef reconhecida na culinária vegana e viva, ensinará como preparar pratos para receber pessoas ou para o dia-a-dia. Além disto teremos um dia focado em buffet para festas infantis para que seja mais um modelo de negócio que os alunos poderão implementar. Também teremos momentos na hora com dicas sobre canteiros, agricultura sintrópica, irrigação, fertilização, etc.

 


Rotina diária

Sexta 

9:00 até 12:00 recepção dos participantes

13:00 Almoço

15:00 Oficina Culinária

17:00 lanche

18:00 palestra

20:00 jantar

 

Sábado

08:00 – café da Manhã

09:00 às 11h – Vivência Horta (Métodos de Plantio, Tipos de Canteiros, Adubação)

11h às 14h – Oficina Culinária

14h às 16h – Descanso 16h às 17h30 – Oficina de Pães sem glúten e Pastinhas

17h30 às 19h30 – Oficina de Sopas 19h30 às 22h – Confraternização

22h – Silêncio e Recolhimento

Domingo

07h às 08h – Yoga e Meditação*

08h às 09h30 – Oficina de Suco Verde

09h30 às 13h30 – Oficina Buffet Infantil

 

14h  – Confraternização final e encerramento

(*) Pratica Matinal – Oferecemos no Instituto práticas como Yoga ou Tai Chi Chuan entre outras técnicas com o foco na qualidade de vida, como Kun Nyê, visando autoconhecimento, paz e harmonização pessoal e grupal. A prática ocorre antes do desjejum. Esta atividade tem início no horário marcado, às 07:00, pedimos que quem desejar praticar, que siga o horário do despertar com o toque de um sino 6:30, para se juntar ao grupo. Quem desejar descansar, pedimos reservar um período de silêncio até o desjejum, cerca de 8 horas da manhã, auxiliando no relaxamento e meditação dos participantes.

As acomodações são em quartos coletivos e serão oferecidas diariamente, três refeições com alimentação vegetariana e vegana.As despesas de hospedagem, práticas como Yoga, Tai Chi Chuan, Kun Nyê e alimentação no Instituto já estão incluídas no custo. Aconselha-se trazer agasalhos pois a sensação térmica média (manhã e noite) é de 19º C no verão.

 


Galeria de fotos

Da Horta a Mesa
Da Horta a Mesa
Da Horta a Mesa
Da Horta a Mesa
Da Horta a Mesa
Da Horta a Mesa

Inscrições


Comentários


Entre em contato